Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Saiba como usar a pipoca como ingrediente da sua próxima receita

Saiba como usar a pipoca como ingrediente da sua próxima receita

Receitas com Pipoca Doce

Todos sabemos que pipoca pura, sem manteiga, sem sal e sem açúcar, é muito saudável. Tem baixos teores de gordura e açúcar e baixa caloria. Agora, se você acrescentar ingredientes como manteiga, Nescau, chocolate ou açúcar, os níveis de gordura e calorias vão lá para cima!

O que pouca gente se lembra é que uma vez pronta, a pipoca pode ser apreciada de diversas maneiras, podendo inclusive servir como ingrediente para diversos outras receitas sem comprometer seus benefícios nutricionais. Neste post vamos passar algumas dicas para que você use a como ingrediente para criar suas próprias receitas.

Preparando a pipoca

As pipocas estouradas são bastante delicadas. Em muitas receitas, será preciso misturá-las com outros ingredientes, então, tome cuidado para que não se quebrem. Use sempre uma tigela grande. Você precisa dispor de bastante espaço para mexer os ingredientes sem derrubar a pipoca. Se você ainda não se sente confiante em fazer uma pipoca perfeita, acesse este post para não ter mais dúvidas.

Antes de adicionar os ingredientes, unte levemente a tigela. Para facilitar o processo, é recomendável o uso de uma colher ou espátula de madeira. Isso é muito útil quando a pipoca é misturada com calda de açúcar ou caramelo muito útil quando a pipoca e misturada com de açúcar ou caramelo.

Outra dica para quando usar esses ingredientes é usar uma tigela refratária aquecida e manter a pipoca no forno, em temperatura baixa, antes de adicioná-los. Dessa maneira, evita-se que a pipoca endureça, o que dificulta mistura-la. O mesmo vale para quando fizer bolas de pipoca e, nesse caso, unte também as mãos com óleo ou manteiga para evitar que grudem.

Farinha de pipoca fitness

Você também pode moer a pipoca pronta para fazer sua própria farinha, grossa ou fina, e adicioná-la a brownies, ou usá-la para empanar filés de frango ou peixe. Ou também pode fazer tortilhas.

Uma das maiores vantagens é que a farinha de pipoca fica semelhante à farinha de rosca, mas não contém glúten, sendo portanto ideal para quem tem intolerância a essa substância. Além disso, se você estiver sem farinha de rosca em casa mas tiver pipoca, pode fazer a substituição.

Finalizando pratos com pipoca

Em algumas receitas de pipoca doce aqui do blog, é preciso assar a pipoca no forno para finalizar o prato. Normalmente, ela é assada com azeite ou manteiga, e o resultado é uma pipoca mais crocante, com melhor textura e sabor. Para pressionar a pipoca em assadeiras, procure utilizar algo como as costas de urna colher de pau, um espremedor untado com óleo, papel-manteiga ou mesmo as mãos untadas com manteiga.

Armazenando a pipoca pronta

Para armazenar suas criações com pipoca, use recipientes com tampa hermética. A pipoca pode ser conservada por até 1 semana, mas não a guarde na geladeira, ou ela ficará murcha. Se isso acontecer, aqueça-a no forno: espalhe a pipoca em uma assadeira e asse por 5 minutos a 130°C.

Calda de Açúcar e Caramelo na pipoca

Quando usar o termômetro de açúcar para fazer a calda ou o caramelo, se possível, fixe-o na lateral da panela em vez de deixa-lo no fundo, pois a leitura pode ser alterada. Durante o preparo do caramelo, não mexa enquanto a calda de açúcar não estiver quase na temperatura requerida. Só depois que a temperatura for alcançada é que se obtém o chamado caramelo.

Coco Queimado

Para tostar o coco em flocos ou ralado, espalhe o coco formando uma única camada em uma assadeira de alumínio. Leve ao forno por 3 a 5 minutos a 180°C, vigiando para não passar do ponto. Retire do fogo assim que ficar levemente dourado e deixe esfriar.

Nozes e Castanhas

Para tostar as oleaginosas no forno, espalhe-as em camada única numa assadeira e leve ao forno por 10 ou 15 minutos. Vigie para não queimar, mexendo de vez em quando, até dourar. Retire do forno e espere esfriar. Você também pode usar uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Toste, mexendo até dourar, por cerca de 5 minutos. Reserve para esfriar.

Chocolate Derretido

Coloque o chocolate em gotas ou picado em urna tigela refratária e derreta em banho-maria: aqueça urna panela pequena com água em fogo baixo e, quando a água estiver fervendo, coloque a tigela com o chocolate sobre a panela, sem deixar a tigela encostar na água. Mexa o chocolate delicadamente até derreter e ficar uniforme. Use imediatamente ou espere esfriar um pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *