Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Como fazer canjica: tudo o que você precisa saber

Como fazer canjica: tudo o que você precisa saber

Receita de Canjica

Canjica, assim como a pipoca, é um prato tradicional, indispensável nas festas juninas do Nordeste. Feita com milho, amendoim e leite em sua forma mais tradicional, é um prato simples de se preparar. A receita da canjica é popular em todos os estados brasileiros. E vamos falar a verdade, quem ama festa junina, ama milho verde, é doido com pipoca e chega a salivar só de pensar no cheirinho de canjica!

Preparado pra aprender TUDO sobre essa comida que esperamos o ano inteiro comer?

A origem da receita de canjica

Sua origem é um mistério. Não se sabe ao certo como chegou ao Brasil. Não temos informações confirmadas se o prato é originário da África, Ásia ou da culinária brasileira.

Algumas pessoas afirmam que é de origem nacional, trazida pelos índios Tupinambás. Tribo que habitava o litoral brasileiro na época da chegada dos portugueses ao Brasil.

Para outras, sua origem é africana. Outras pessoas creem que é de origem indiana. Onde em sua adaptação da receita, o brasileiro teria adicionado leite, que seria água em sua receita original.

Algumas informações se diferem acerca de como surgiu a canjica. Mas sem dúvidas é considerado prato típico e “bem abrasileirado”.

O que significa canjica

Para os que acreditam que sua origem seja africana, veem uma metamorfose no dialeto africano. A adaptação de “kanzika”, que significa “papa grossa de milho cozido” ganha força.

Aos que acreditam que seja originária da índia, a variação vem da palavra “kenji”, que significa “arroz com água”. Substituindo mais à frente o arroz pelo milho e a água pelo leite. Substituição essa totalmente atribuída aos brasileiros.

Como fazer canjica tradicional

Em sua forma mais tradicional e conhecida, é bem simples:

Ingredientes:

  • 500 g de canjica branca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado
  • 1 litro de leite
  • 8 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

  • Lavar a canjica em água corrente.
  • Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
  • Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos. Ou até que esteja bem macia.
  • Coloque em outra panela (se achar necessário, maior) e acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
  • Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
  • Desligue o fogo quando estiver bem cremosa.
  • Espere esfriar um pouco e sirva.

Tempo de preparo: 40 minutos.

Rendimento: 10 porções.

Tipos de receitas de Canjica Gourmet

É um prato de sobremesa rápido, fácil e simples, onde a criatividade tem espaço para fluir. Adicionais como canela em pó e amendoim são opcionais. No caso do amendoim, é necessário que ele esteja torrado e moído.

Algumas pessoas gostam de fazer a receita com chocolate, adicionando cerca de 300 g de chocolate picado na hora de servir. Na canjica temperada, o toque culinário fica por conta do tempero de canela e coco, adicionando um pouco de noz-moscada e gengibre em pó.

Para fazer uma canjica mais light, adicione leite desnatado e leite em pó desnatado. Diminua para 3 colheres de sopa de açúcar.

Receita de Canjica

Há também quem faça pudim de canjica. Onde se prepara a massa com amendoim, o milho da canjica, leite de coco, amido de milho e leite condensado. A calda fica por conta de açúcar e água.

Na versão de carne com canjica, a receita se torna um prato salgado. Nada impede que você crie sua própria receita de canjica. Quando for preparar, fique à vontade para escolher e colocar quais adicionais você quiser e achar que fique bom.

Fonte: @receitasnoverso

Aos amantes de canjica, não faltam opções. As variações são muitas. Mas em todos os casos é uma ótima opção de sobremesa. Muito simples de preparar. Caso esteja em dúvida sobre o que servir para alguém ou o que fazer na hora do lanche em casos de visitas, sugerimos esse prato. A receita da canjica é para agradar qualquer paladar. Basta escolher qual deseja fazer.

Espero que depois de ler este artigo, sua única dúvida seja PORQUE NÃO COMEMOS CANJICA O ANO TODO, certo?

1 comentário em “Como fazer canjica: tudo o que você precisa saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *