Curiosidades Dicas Pipoqueiros

Qual é o melhor milho de pipoca: Mushroom ou Butterfly?

melhor milho de pipoca
Escrito por Emílio

Em nosso artigo sobre os tipos de milho de pipoca, explicamos um pouco sobre a grande variedade de milhos e grãos que podem virar pipoca. O que acontece é que cada tipo de milho, quando estourado, vai resultar em uma pipoca com cor, sabor, formato e tamanho diferenciados.

Quando descrevemos uma pipoca como sendo do tipo Mushroom ou Butterfly nos referimos basicamente ao seu formato e o tamanho da pipoca pronta. Mas antes de explicamos qual tipo é melhor para se fazer pipoca, precisamos esclarecer as diferenças entre estas duas variedades:

O que é pipoca Mushroom

A pipoca do tipo Mushroom, ou “cogumelo” em português, são milhos de pipocas que, quando estourados, geralmente apresentam formato redondo e regular, geralmente maiores do que a pipoca comum.

O que é pipoca Butterfly

O tipo de milho Butterfly, ou “borboleta”, é aquele tipo de pipoca que não tem um formato regular. Geralmente apresenta um corpo central, com braços em diferentes direções, semelhante à um prego.

Pipoca Mushroom e Pipoca Butterlfy

A diferença entre o formato do Milho Cogumelo e Milho Comum são facilmente perceptíveis. Qual é o seu preferido?

Os milhos de pipoca Premium e Gourmet

Você já deve ter reparado que diversas marcas famosas de milho como por exemplo a Yoki, Pachá ou Pink, apresentam linhas especiais de Pipocas Premium. O segredo destes fabricantes de milho, na maioria dos casos, é oferecer grãos modificados do tipo Butterfly, selecionados de forma que ofereçam a maior possibilidade de estourar.

No caso do milho Super Premium Yoki, a grande diferença é que além de serem selecionados, os grãos são do tipo Mushroom. Consequentemente maiores, dando a impressão de que são melhores que o comum, mas o gosto não apresenta grandes novidades.

Ao escolher o milho de pipoca, leve em consideração o tipo de receita que pretende fazer, mas acima de tudo o seu gosto pessoal.

Além maiores, o milho Super Premium da Yoki, quando estourado, é mais seco que o normal e algumas pessoas podem não gostar disso.

Qual o melhor milho para fazer pipoca doce?

Pipoca Mushroom é melhor para fazer pipoca doce

Enquanto a preferência por determinado milho ou outro é diretamente relacionada ao sabor, o tipo de Pipoca Mushroom apresenta um melhor resultado do que os demais, quando coberto por caldas ou outras coberturas doces na preparação de receitas doces.

A sua superfície redonda favorece a aderência do caramelo apresentando uma mistura mais homogênea dos ingredientes.

Diferente do milho Butterfly, que não tem um formato regular e pode acabar se quebrando quando misturado com coberturas doces e geralmente, mais densas.

Qual é o melhor milho para fazer pipoca salgada?

Pipoca Buterfly melhor para receitas salgadas

Por outro lado, se sua intenção é adicionar apenas sal ou ingredientes líquidos (como manteiga derretida ou azeite), o milho de pipoca Butterfly é a melhor opção! Uma vez que estes ingredientes podem ser facilmente retidos dentro das “asinhas” desta tipo de pipoca. Faz sentido, não é?

O que podemos resumir de tudo isso aqui é que não existe, um tipo “melhor” de pipoca quando nos referirmos ao sabor destas duas variedades. Tudo vai depender do tipo de receita que se pretende fazer e da sua preferência por textura.

Se você ainda não está decidido qual milho escolher, você pode conferir neste artigo, uma análise dos principais tipos de milho disponíveis no mercado.