Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Pipoca pode ser uma aliada na sua dieta

Pipoca pode ser uma aliada na sua dieta

fique fitness com pipoca

Quem resiste a um cheirinho de pipoca? Um dos itens mais apreciados de lanche do final da tarde ou do escurinho do cinema, pode contribuir tanto para o nosso bem-estar quanto para a nossa saúde, você sabia disto?

Por mais incrível que possa parecer, a pipoca é uma importante aliada na dieta, graças a várias características nutricionais deste alimento. Venha descobrir com a gente porque colocar a pipoca na dieta pode ser uma boa ideia.

Por que comer pipoca pode fazer bem?

Como foi dito, comer pipoca pode fazer muito bem para a saúde. A importância da pipoca na dieta se deve a presença de dois compostos nutricionais essenciais para o funcionamento adequado do organismo. As fibras alimentares e as vitaminas do complexo B. Ambos nutrientes são encontrados em abundância neste alimento tão comum na rotina do brasileiro.

Quais são os benefícios da ingestão desta fibra?

A fibra alimentar é um composto presente em todos os alimentos de origem vegetal. Como a pipoca é produzida a partir dos grãos de milho, era natural encontrar boas concentrações deste nutriente em sua composição.

Ela não é digerida pelo organismo humano, permitindo que fique disponível para atuar de maneira importante no metabolismo de alguns nutrientes e de algumas funções orgânicas.

A fibra ajuda a controlar a glicemia sanguínea, já que ela atua na redução da absorção de glicose, ainda no estômago, para que ela não seja enviada para o sangue, ajudando a melhorar o quadro clínico de doenças como a diabetes.

Ela também faz o mesmo controle na circulação sanguínea do colesterol, diminuindo a absorção de gordura pelo organismo. Pode também, ter papel importante na saciedade, já que as fibras ocupam um espaço físico no estômago, estimulando o indivíduo a se sentir satisfeito mais rapidamente e comer menos. E ainda, pode ajudar na regulação do trânsito intestinal, já que elas aumentam a motilidade deste órgão, estimulando a passagem do bolo fecal.

Quais os benefícios da ingestão de vitaminas do complexo B?

O complexo B é um dos mais importantes complexos de nutrientes da nossa alimentação. Ele é composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12 (esta última só é encontrada em produtos de origem animal).

As vitaminas da família B tem várias funções metabólicas extremamente essenciais para o funcionamento perfeito do organismo e não devem faltar na dieta de ninguém.

Dentre as várias funções das vitaminas do complexo B, podemos citar algumas que são executadas por essas encontradas na pipoca. Prevenção da fadiga muscular, auxílio na formação da bainha de mielina. Além da ação antioxidante, metabolismo da glicose e da gordura, participação na produção de glóbulos vermelhos. Sem esquecer da manutenção do sistema imunológico corporal e manutenção da saúde da pele, unha e cabelos.

Porque mesmo assim preciso ficar atento com o consumo de pipoca?

Como qualquer outro alimento aliado da dieta, a pipoca também deve ser consumida com moderação. Este alimento usualmente é preparado com uma grande quantidade de gordura e de sal, o que afeta consideravelmente seu valor calórico e seus benefícios para o organismo humano.

Por este motivo, se você quer ter a pipoca como aliada na dieta sem prejudicar a qualidade da sua alimentação. Opte por sempre consumir este produto com baixa quantidade de sal e com pouca, ou nenhuma, porção de gordura em sua preparação. Para as pessoas que preferem a pipoca doce a sua versão natural, nós deixamos uma dica: fuja da preparação de pipoca doce.

Além da grande quantidade de açúcar elevar consideravelmente o valor calórico deste alimento, o açúcar em excesso pode ser extremamente prejudicial para sua saúde.

Qual é a porção ideal de pipoca por dia?

Para quem quer adicionar a pipoca na dieta basta seguir a orientação de porção adequada para ingerir por dia. Nutricionistas recomendam que a ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) de pipoca por dia é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. Lembre-se de que esta porção deve ser com pouco sal, sem açúcar e sem óleo (se possível).

Você já introduziu a pipoca na dieta? Quais os benefícios que você observou após iniciar o consumo regular deste alimento? Use o espaço abaixo e comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *