Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Benefícios de comer Pipoca Orgânica

Benefícios de comer Pipoca Orgânica

Pipoca Orgânica

Que pipoca é o lanche mais saudável que você pode consumir, isso você já sabe. Mas será que tem como ficar ainda mais saudável? Acredite, a resposta para essa pergunta é positiva e você já vai entender o porquê.

Alimentos orgânicos têm a fama de serem mais saudáveis, de prevenir doenças e isso e aquilo. E com a pipoca não poderia ser diferente. O consumo de pipoca orgânica tem crescido no Brasil, e isso se deve em parte, à cultura da informação em massa.

Com uma maior procura por alimentos orgânicos, surgiram alimentos de todos os tipos, incluindo algumas marcas de pipoca orgânica.

Você já sabe como fazer pipoca, agora vamos explicar tudo sobre alimentos orgânicos. Conhecer algumas marcas de pipoca orgânica para comprar e como incluir esses “super alimentos” na sua dieta cotidiana. Preparado?

Entendendo o que é um alimento orgânico

Para não entrar em termos complicados e técnicos, podemos dizer que um produto é considerado orgânico quando ele apresenta características próprias dos padrões de cultura orgânica.

Isso significa que ele precisa ser aprovado pelas organizações regulamentadoras de segurança alimentar para adquirir o rótulo de alimento orgânico.

Em geral, existem diferenças entre essas organizações, podendo haver variação de padrão, mas podemos dizer que em geral, é vetado aos produtores de alimentos orgânicos utilizar certos pesticidas e fertilizantes na agricultura, assim como a utilização de processos que usem irradiação, aditivos alimentares sintéticos ou solventes industriais.

Com a ausência desses processos e livre de agrotóxicos e adubos químicos, o alimento terá um menor teor de substâncias tóxicas e consequentemente, poderá trazer mais benefícios para a saúde de quem o está consumindo.

Alguns alimentos e produtos orgânicos

Além da variedade de frutas e legumes orgânicos que podemos encontrar em mercados especializados ou supermercados, existe toda uma variedade de alimentos orgânicos.

Alguns exemplos bem comuns são: grãos como chia orgânica, quinoa, canjica de trigo, arroz, feijão, pipoca orgânica e sal rosa do Himalaia (esses dois fazem uma bela e saudável dupla por sinal).

Além dos grãos, tem também os farináceos como farinha de feijão branco, farinha de soja, farinha de linhaça, farinha de trigo e etc.

De flocos de aveia à massa integral, são muitas opções de alimentos orgânicos para inserir na sua dieta diária, então vale a pena dar uma chance a boa alimentação e conferir algum desses benefícios de perto.

Por que devemos priorizar o orgânico em nosso dia a dia?

Consumir alimentos orgânicos vem com aproximadamente uma tonelada de benefícios para a saúde.

Se fôssemos listar todos os prós que vem no pacote de alimentos orgânicos, seria necessário um artigo inteiro dedicado a ele.

Mas vamos resumir. Como a cultura orgânica está livre do uso de agrotóxicos e adubos químicos (tóxicos, prejudiciais e todos os etc.) isso acarreta em mais saúde para os consumidores, mais benefícios para o meio ambiente e mais atenção aos pequenos produtores. Veja só:

  • A alimentação orgânica previne doenças como o câncer e uma série de malefícios acarretados pelos restos de substâncias tóxicas que ficam nos alimentos quando processados;
  • A agricultura orgânica utiliza conscientemente os recursos naturais. Isso quer dizer que ela preserva a biodiversidade, faz uso consciente do solo e não vai poluir a água que vai para os lençóis freáticos através da infiltração. (ou seja, você não vai beber água de agrotóxicos. 😊 )
  • Boa parte dos alimentos orgânicos são produzidos em agricultura familiar. Isso valoriza o trabalho de pequenos produtores que tiram seu sustento da terra, garantindo fonte de renda para milhares de famílias.
  • Os alimentos orgânicos têm selo de certificação. Ao adquirir um produto orgânico, você tem em mãos a certeza de que vai consumir um alimento mais saudável, com gosto e cheiro de verdade e que passou por fiscalização de órgãos certificadores em todas as etapas do processo até chegar em sua mesa.

Acho que, por hora, esses motivos já responderam a questão.

O que é um alimento transgênico

Se você já ficou em dúvida sobre o que é um alimento transgênico, esse é o momento para acabar de vez com essa pulga atrás da orelha.

Um alimento transgênico é conhecido como um alimento que foi modificado geneticamente, com o objetivo de obter alimentos mais nutritivos ou resistentes à herbicidas, por exemplo.

A produção de um alimento transgênico ocorre graças à engenharia genética, que modifica os alimentos cruzando material genético de duas espécies diferentes, para obter um terceiro produto, com as características de ambas as espécies utilizadas no processo.

Como identificar alimentos orgânicos pela embalagem

Parece algo bobo, mas pode prestar atenção quando for ao supermercado. Os produtores de alimentos orgânicos realmente querem que você perceba a diferença logo na capa, digo, na embalagem do produto.

Primeiramente, um produto orgânico de verdade possui um selo de certificação na embalagem, que geralmente é do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

Contudo, se você estiver numa feira e aparecer um anúncio “Produtos Orgânicos Aqui”, exija ao vendedor a declaração de conformidade orgânica, já que esses alimentos não vêm embalados e não tem como saber se são realmente orgânicos ou não.

Uma outra forma de identificar uma embalagem orgânica é observar o tipo de embalagem. Geralmente, quando se trata de grãos e de alimentos que passam mais tempo para ser consumidos (como arroz, sal, feijão e farinha, por exemplo) a embalagem pode se apresentar em forma de potes ou à vácuo. Isso garante a conserva sem o uso de conservantes artificiais. Legal isso, não?

Marcas de pipoca orgânica para comprar

Agora que você virou um expert em produtos orgânicos, vamos direto ao pote de ouro no fim do arco-íris: marcas de pipoca orgânica para comprar.

Pipoca Light Jasmine

A empresa de alimentos Jasmine foi a primeira do Brasil a investir na cultura de alimentos orgânicos para a comercialização. Produz alimentos orgânicos e integrais e têm uma grande linha de produtos em seu currículo.

A Jasmine possui pipocas na versão Pipoca Zero, que são integrais, não contém glúten, são feitas sem gordura, (utilizando apenas o óleo natural presente no milho de pipoca), possui 30% menos calorias, sal light e sal integral e se apresenta como uma pipoca mais saudável do que as pipocas processadas e com aromatizantes artificiais.

Pipoca Ecobio

A pipoca orgânica da Ecobio é totalmente recomendada para alérgicos e veganos, por não possuir glúten, lactose, ausência de leite e seus derivados, nem ovo, soja ou açúcar.

Rico em fibras e polifenóis elas combatem os radicais livres e agem como antioxidantes poderosos.

A Ecobio não utiliza agrotóxicos em sua produção e possui certificação da Ecocert Brasil; possui o selo Produto Orgânico Brasil e o selo USDA Organic, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Com toda essa moral, não há dúvidas da qualidade do produto.


E aí? Pronto para adotar de vez os produtos orgânicos e encher a despensa? Então prepare sua próxima sessão de cinema em casa com uma pipoca orgânica e um estouro de sabor, com permissão do trocadilho.

1 comentário em “Benefícios de comer Pipoca Orgânica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *