Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Pipoca: o petisco preferido na Copa do Mundo

Pipoca: o petisco preferido na Copa do Mundo

Neymar Comendo Pipoca

Compra desses itens nos países sede do evento chega a subir 100%, mostra estudo da Nielsen

Cerveja, refrigerante, pipoca e salgadinho são os alimentos mais consumidos por espectadores de programações esportivas. Durante a Copa do Mundo, a compra desses itens nos países sede do evento chega a subir 100%. Na África do Sul, por exemplo, o consumo de salgadinhos e cerveja saltou de uma média de 6,5% ao mês para 16,9% mensais, nas cidades africanas onde não havia estádios o consumo foi para 12,8%. Os dados são de estudo da Nielsen obtidos com exclusividade pelo GLOBO.

O levantamento mapeou o consumo alimentício de 3,5 mil brasileiros enquanto assistiam a jogos de futebol. Do total, 63,2% afirmaram comer ou tomar algo durante a programação esportiva. A cerveja é a preferência dos homens (45,8%) de todas as classes sociais, já as mulheres (50,5%) optam pelo refrigerante. As mulheres também gostam de comer enquanto assistem às competições: 46% delas disseram escolher a pipoca para petiscar.

— O consumo maior de indulgências reflete o prazer momentâneo da diversão. Vamos ver no Brasil um movimento parecido com o visto nos outros países sede de Copa, com grandes chances de aqui ser ainda mais acentuado por conta da importância que o futebol tem no país — explicou Otávio Carvalho, analista da Nielsen responsável pela pesquisa.

Os líderes de mercado dessas categorias sabem da possibilidade de incrementar as vendas com a realização da Copa do Mundo no Brasil no ano que vem. A Coca Cola, por exemplo, tem estimativa de aumento de vendas e, embora não diga de quanto, analistas de consumo afirmam que pode vender até três vezes mais. Para atrair a atenção dos espectadores e dos turistas, latinhas feitas sob medida para o evento já começam a circular nas gôndolas.

— Nós queremos inspirar o país. Temos o compromisso de fazer da Copa do Mundo o evento mais inclusivo da história das Copas. Queremos envolver todos os torcedores, dentro e fora dos estádios — disse Michel Davidovich, gerente geral da Coca-Cola Brasil.

A Ambev também vai aproveitar da Copa para fazer ações especiais e embalagens sob medida para o evento. Os produtos que devem ser os carros-chefe do período são a cerveja Brahma e o Guaraná Antárctica. Cléber Dantas, gerente de marketing do Guaraná Antarctica, diz que o refrigerante “é um ícone brasileiro”.

— O mundo voltará sua atenção para o Brasil. E sabemos que o consumo cresce não somente nos jogos de futebol, mas também nos momentos de entretenimento e diversão com os amigos — disse.

Voltando ao estudo da Nielsen, em um ranking divido por renda familiar nota-se que 69,5% dos enquadrados na classe A disseram consumir algo durante a programação de esportes. Já na classe D, a fatia de consumidores cai para 60,5%. Na família Santos, fanáticos pelo time paulistano de mesmo nome, o consumo durante os jogos — e não só os do time do Rei Pelé — é intenso.

— Gostamos mesmo é de tomar cerveja e petiscar. Se já fazemos isso agora, imagina na Copa — brincou o patriarca Adalberto Santos, que trabalha de garçom em um bar no centro paulistano.

Publicidade

A habilidade adquirida em décadas atrás do balcão do bar na preparação de canapés e tábuas de frios é usada em casa, para agradar a mulher e a filha.

— Eu preparo petiscos com salame, queijos. Mas quando não dá tempo compro mesmo os salgadinhos prontos para tapear — contou.

Embora o principal produto consumido por essa família paulista seja a cerveja, o estudo da Nielsen mostra que 42% dos que moram em São Paulo preferem o refrigerante na hora da programação esportiva. dos paulistas. No Rio e em Porto Alegre os refrigerantes também são preferência (54% e 49% respectivamente), em Recife, Belo Horizonte e Salvador, a preferência é pela cerveja (58%, 47% e 42% respectivamente).

Fonte: Jornal o Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *