Cinema

Conheça os 8 melhores livros sobre cinema

Livros sobre cinema
Escrito por Autor Convidado

Não tem nada melhor do que assistir um filme na companhia de um bom balde de pipoca. Já foi falado por aqui sobre a história desse alimento e da grande tela, mas há muito mais curiosidades na história da sétima arte. Para saber mais disso, só lendo livros sobre cinema.

Essa forma de expressão inspira autores e estudiosos há décadas e nós podemos descobrir novas formas de ver filmes por meio deles. Isso sem contar os diretores que também escrevem e dissertam nos seus livros de cinema.

A seguir, selecionamos os melhores livros sobre cinema para você assistir as obras com um novo sabor, sem contar o da pipoca. Vamos lá?

O Sentido do Filme – Sergei Eisenstein

Esta é uma coletânea de artigos escritos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi lançado em 1942, mas tem uma visão especial sobre o futuro do cinema e o que ele se tornaria nos anos seguintes.

É um dos livros sobre cinema que mais investigam a relação entre os diálogos e imagens e os significados existentes por trás do que vemos na tela. A obra ainda vem completa com uma filmografia de Sergei e outras sugestões de leitura. Se você quer ir a fundo na sétima arte, não deixe de ler!

A Utopia no Cinema Brasileiro – Lúcia Nagib

Agora um dos livros sobre cinema brasileiros, escrito pela pesquisadora e professora Lúcia Nagib. Na obra, ela discute o nosso cinema durante a década de 1990, analisando as transformações da visão utópica que seguiram esse período.

O leitor tem a oportunidade de entender como o cinema ficcional da época, caracterizado por diretores como Glauber Rocha, Fernando Meirelles, Bia Lessa e Nelson Pereira dos Santos, teve um papel na história do país.

É um livro bastante teórico, mas que faz uma análise essencial sobre a relação entre a sétima arte no Brasil, os pensamentos filosóficos e os mitos fundadores do país.

O Clube do Filme – David Gilmour

Neste livro, David analisa uma experiência positiva que teve com seu próprio filho. Durante tempos difíceis para a família, em que o menino de 15 anos não ia bem na escola e o pai não tinha trabalho fixo, ele fez um acordo. O adolescente poderia morar na casa, sem estudar ou pagar nenhuma conta com uma condição: deveria assistir pelo menos 3 filmes escolhidos pelo pai por semana.

Esse hábito criou uma abertura para discussões sobre a vida, os problemas e relacionamentos. Eram obras como A Doce Vida, O Poderoso Chefão e Instinto Selvagem. Foi formado o clube do filme, uma porta para o mundo do garoto, privilégio que poucos pais e mães têm.

Entre os livros sobre cinema, este é um para quem quer conhecer a importância que os filmes podem ter em uma relação familiar.

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer – Steven Jay Schneider

É um dos melhores livros sobre cinema não só para ter como também para presentear. Ilustrado com os cartazes dos filmes, além de cenas e atores, é um guia fácil e bastante completo (até mesmo com edições mais recentes, adicionando filmes do ano).

Sabe aquela dificuldade em escolher o próximo filme? Isso acaba com este livro. Escolha entre animações, comédias, aventuras, documentários, musicais e todos os estilos possíveis.

Tudo Sobre Cinema – Christopher Fraylink

Outra obra essencial, o livro de Christopher, contém análises de grandes clássicos do cinema, incluindo também uma visão sobre o contexto sociocultural de cada filme. É uma coleção que foi organizada com a ajuda de críticos experientes e conta com uma ordem cronológica que permite melhor entendimento da história do cinema.

Não deixe de ler para compreender a importância social dos clássicos e dos cineastas que alteraram o curso da história. Da Nouvelle Vague ao cinema latino-americano, mergulhe nesse mundo e vá ao cinema com outra visão quando terminar o livro.

Como Ver um Filme – Ana Maria Bahiana

Se o que você está procurando é um guia para ver filmes da maneira “certa”, conte com essa obra. Com exemplos e histórias, Ana Maria dá o caminho das pedras para entender cada vez melhor os filmes.

Acessível e gostoso de ler, o livro é uma ótima pedida para quem é iniciante na teoria do cinema. Tão fácil de ler quanto comer pipoca.

Como a Geração Sexo-drogas-e-rock’n’roll Salvou Hollywood – Peter Biskind

Um dos períodos mais importantes para o cinema começou na década de 60 e terminou em 80, com uma Beverly Hills mergulhada na cocaína. O livro de Peter vem recheado de entrevistas com várias figuras importantes desse período e mostra como foi importante para o que veio depois.

Leia para descobrir um universo completamente novo, que provavelmente deu origem a muitas coisas que você assiste e assistiu hoje em dia. Falamos de obras de diretores como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg e Robert Altman, uma geração que reescreveu a história de Hollywood.

Chaplin: Uma Biografia Definitiva – David Robinson

Para terminar, a biografia de uma das figuras mais importantes não podia faltar em uma lista com os melhores livros sobre cinema. Aqui, você fica por dentro de toda a história de Chaplin, desde seu início na pobreza até a fama mundial.

É um acesso exclusivo e único à vida do artista, com arquivos nunca antes exibidos.

A importância dos livros sobre cinema

Lendo algumas obras, você tem acesso a um novo mundo do cinema. Depois de ler esses livros, com certeza vai enxergá-los de uma maneira diferente e a hora da pipoca ficará bem mais interessante.

Se você é um leitor ávido, conheça a plataforma do 12Minutos, onde encontra microbooks baseados nos melhores livros de não ficção!

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks.

Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!