Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Ganhe dinheiro com uma Franquia de Pipoca de sucesso

Ganhe dinheiro com uma Franquia de Pipoca de sucesso

Franquia de Pipoca

O Brasil está se destacando no mercado mundial de pipoca gourmet! Isso todos já sabem. O que talvez ainda não seja de conhecimento geral é como isso pode se tornar uma vantagem para quem pensa em empreender e abrir uma franquia bem-sucedida.

Mas dentro do segmento de alimentação, qual é melhor caminho a ser seguido? Dentro das muitas opções disponíveis atualmente, a pipoca é uma das que se destaca. E mais especificamente, a pipoca gourmet vem ganhando destaque como um ótimo negócio que chama a atenção dos menos experientes aos maiores conhecedores de negócios em geral. E se vender pipoca é algo que dá dinheiro, por que não investir na abertura de uma franquia de pipoca gourmet?

Para provar que isso dá certo, vejamos algumas franquias que estão bombando por ai:

Popcorn Plus

Um pouco mais nova do que sua concorrente, a Popcorn Plus nasceu no ano de 2014. Desde então a marca abriu 14 unidades e vem comercializando pipocas gourmet em embalagens diferenciadas. Para destacar seu produto, o fundador da marca já participou de vários eventos e aceita encomendas especiais para qualquer tipo de ocasião. O franqueado pode, inclusive, participar disso.

Mais Pipoca

A Mais Pipoca não é uma rede de franquias. É uma empresa que comercializa máquinas de pipoca automáticas e suprimentos (milho e embalagem) para que empreendedores possam lucrar de forma fácil e segura. Neste post aqui você pode aprender tudo sobre essa famosa máquina de pipoca da Mais Pipoca.

Flavored Popcorn

Associada da ABF desde o ano de 2001, a Flavored Popcorn iniciou suas atividades em 1994, no estado de Santa Catarina. Suas franquias são todas em formato de quiosque e estão localizadas em pontos estratégicos, incluindo cinemas, estádios e shopping centers. Seu maior diferencial está no oferecimento de múltiplos sabores, sendo 19 salgados e 22 doces.

Gourmet Popcorn

Não tão recente quanto sua concorrente Popcorn Plus, a Gourmet Popcorn começou a atuar nesse segmento no estado do Rio Grande do Sul em 2010. Com receitas desenvolvidas pela própria marca, hoje são vendidos 10 sabores de pipoca gourmet. As pipocas prontas são vendidas em latas e elas podem ser consumidas dentro de até 1 mês. As franquias existem no formato de quiosque e de loja, dando ao franqueado mais opção na abertura de sua unidade física.


Como decidir comprar uma franquia de pipoca

Antes de se investir em uma franquia, é necessário estudar alguns pontos que definirão se essa empreitada será de sucesso ou não. Você deve, antes de tudo, ter em mente todas as suas responsabilidades diante do negócio que irá gerir e da jornada do cliente. A lista a seguir pode ser muito útil para quem estiver na dúvida sobre qual caminho seguir com a aquisição de uma franquia:

Aspectos financeiros de uma franquia

Para a abertura de uma franquia, é preciso investir dinheiro. Por isso, garanta que você possui o montante necessário para arcar com custos que envolvem, por exemplo, a compra de maquinário, o aluguel do espaço, a contratação e o treinamento de funcionários, o alinhamento das contas fixas (água, luz, telefone, etc.), o pagamento de impostos e taxas administrativas, entre outros.

Ainda que esteja tudo certo com o capital inicial, o futuro franqueado necessita garantir que seu negócio terá lucro o suficiente para manter em dia todos os gastos acima. Sem contar com o lucro que o negócio deve gerar, do contrário o investimento terá sido em vão.

A marca da franquia

O empreendedor deve investigar o histórico de satisfação da marca ligada à rede de franquias. Já que ele envolverá sua imagem e seu dinheiro em um negócio, não deve ignorar a história por trás da marca, o índice de aprovação entre o público-alvo, se os clientes estão dispostos a pagar o preço que irá cobrar pelos produtos, se toda a documentação está regularizada com a Associação Brasileira de Franquias e se há reclamações graves sobre a qualidade em redes sociais ou sites especializados.

O “casamento” entre franqueado e franqueador

Abrir uma franquia não é uma decisão a ser tomada do dia para a noite. Antes de ter certeza desse importante passo, o empreendedor deve garantir se está seguido adiante pelas razões certas. Isso porque a gestão de um negócio requer 100% da atenção de seu dono e, no caso do franqueado, isso significa não somente ter, mas também desenvolver as habilidades necessárias para lidar com administração e operação da franquia.

Mesmo que a gestão da franquia resulte em certo poder administrativo, o franqueado deve se lembrar que ele está sob o olhar atento do franqueador. O franqueador tem todo o direito de checar se as regras e os padrões de qualidade estão sendo mantidos, ou seja, se as exigências acordadas antes da liberação da licença estão sendo devidamente seguidas.

Estude a franquia de ponta a ponta

Todo franqueador impõe suas condições para ceder ao franqueado o direito de gerir mais uma de suas franquias. Por isso, para saber se está de acordo com todas as imposições, o empreendedor deve avaliar:

  • Tempo de contrato da franquia
  • Conhecimentos básicos para manter o negócio funcionando bem
  • A possibilidade de passar por treinamentos de aperfeiçoamento de habilidades
  • Pagamento de taxas e outros custos obrigatórios
  • A capacidade de manter os padrões exigidos

Caso o franqueado ache que está de acordo com todos os itens da lista, então a abertura da franquia terá muito mais chances de sucesso.

Outras dicas valiosas envolvem a consulta aos órgãos regulamentadores, reuniões com demais donos de franquias para compartilhamento de experiência, o estudo da legislação vigente para saber quais leis atualmente regem a interação entre franqueador e franqueado, a pesquisa do mercado para que se conheça a concorrência e, não menos importante, o perfil do consumidor que será atendido pela futura franquia.

Confie no seu sonho e comece agora mesmo

A proposta de abertura de uma franquia de pipoca gourmet parece bem tentadora. Os dados mostrados indicam que esse pode ser um investimento que entrega bom retorno.

No entanto, para começar o seu negócio de pipoca gourmet do zero, você precisa se profissionalizar por meio de cursos que lhe entregam o conhecimento necessário sobre o tipo de produto. Afinal de contas, a boa administração do franqueado inclui know-how referente à pipoca gourmet – incluindo seu modo de preparo, ingredientes indispensáveis, explicação do significado do termo e muito mais.

Dê o seu primeiro passo rumo ao sucesso se qualificando e aprendendo tudo sobre pipoca com estes cursos de pipoca gourmet, selecionados pelo Clube da Pipoca!

7 comentários em “Ganhe dinheiro com uma Franquia de Pipoca de sucesso”

  1. Muito bacana a matéria, assim como todas as demais. Inclusive, vi a matéria que escreveu sobre mim, o Policial Civil que deixou a policia para trabalhar com pipoca rsrs. Estou vendo essa matéria sobre franquias e achei bem legal, ainda mais que agora estamos franqueando também rsrs. Conforme viram no programa do Caldeirão do Huck, ser uma franqueadora era um de nossos sonhos e ele está se tornando realidade. Grande abraço e parabéns Emilio pelo blog e pelas dicas. Aprendi e continuo aprendendo muito com vocês.

    1. Oi Thiago! Obrigado pela sua mensagem. Feliz em saber que te ajudamos a obter sucesso com a venda de pipocas ainda mais vindo de alguém que também é referência e inspiração para vários pipoqueiros! Depois conta pra gente um pouco mais sobre a franquia para divulgarmos por aqui também! Só enviar todos os dados para o nosso email. Grande abraço e boas vendas!

  2. Boa tarde,
    Sempre fui amante e encantado pelos quiosques em shopping, não só pelo fato da venda da pipoca que me atraia pelo cheiro gostoso mas tbm pela diversidade de produtos (doces) que ali estavam em vitrine, hoje com meus 40anos pai de 3 filhos que ao ver esses quiosques se encantam pelo mesmo, parado profissional por falta de trabalho aqui na Bahia, gostaria de empregar meu dinheiro algo do tipo, moro numa cidade onde ainda não vi nada igual pelo lugares onde passei, vocês poderiam me ajudar com informações sobre vender ou adquiri esses quiosques..
    Gentileza me informar pelo e-mail abaixo.
    [email protected]

  3. Olá boa tarde ., me chamo Glânia tenho uma bb de 8meses… Trabalhei 7 anos em uma empresa….Mais agora estou saindo por problemas De saúde de meu esposo e pra acompanhar o crescimento da minha bb… Gostaria de abrir meu próprio negócio, mais sou crua de tudo nunca vendi nada… como faço pra ser um empreendedora de sucesso!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *