Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Farinha de Pipoca: conheça a farinha fitness

Farinha de Pipoca: conheça a farinha fitness

Farinha de Pipoca

Quem gosta de levar uma vida mais saudável, já deve ter se deparado com a variedade de farinhas que estão aparecendo atualmente. Mas, a farinha de pipoca, você já ouviu falar? Essa é a mais nova queridinha das pessoas fitness.

Obviamente, no mercado existem vários tipos de farinha, como falei anteriormente. A farinha de trigo, de arroz, de chia, de coco, de aveia e até de linhaça. Com tanta variedade, fica realmente difícil escolher uma que combine com a sua alimentação.

Pensando em você, que busca uma vida mais saudável, resolvemos preparar esse artigo. Abaixo você vai conferir tudo o que precisa saber sobre a farinha de pipoca. Acompanhe o artigo até o fim e veja as receitas que separamos para você. Boa leitura!

O que é farinha de pipoca?

Pode parecer um nome bem inusitado, mas a farinha de pipoca é excelente para a saúde. A farinha de pipoca é feita à base do milho de pipoca, sendo excelente para indivíduos que possuam intolerância ao glúten. Não para por aí. Pessoas que tenham a doença celíaca também podem consumir essa farinha.

Isso porque, a farinha de pipoca não tem essa substância. Como ela fornece uma quantidade generosa de fibras para o organismo, essa farinha faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo.

Como não bastasse ser vantajosa para quem não pode comer glúten, essa farinha oferece vários benefícios para a saúde. Um deles é o fato de ela controlar o açúcar que há no nosso sangue. Uma excelente vantagem para quem tem diabetes. Continue lendo e descubra quais benefícios o seu corpo recebe se você ingerir a farinha de pipoca.

Benefícios da farinha de pipoca para a saúde

Para começar, a farinha de pipoca é rica em fibras, antioxidantes e polifenóis. Os antioxidantes são responsáveis por atrasar o envelhecimento precoce. Além disso, essa farinha também possui minérios, como o magnésio e o manganês, além de vitaminas do complexo B.

Outro ponto positivo da farinha de pipoca é que ela quase não possui calorias. Por xícara, ela tem apenas 55 calorias. A pipoca é benéfica para a saúde, dependendo da forma como ela é preparada, ela também pode ter poucas calorias.

E a farinha de pipoca também é menos calórica, se comparamos, por exemplo, com outras farinhas. Para exemplificar, a farinha de mandioca tem 542 calorias. A de rosca possui 297 calorias.

O melhor: a farinha de pipoca pode ser ingerida tanto por pessoas que buscam por uma alimentação mais saudável, como por quem é adepto a dietas. Segundo especialistas, essa novidade pode substituir qualquer outra, na maioria das receitas. Por ser leve, a quantidade de calorias da receita também tende a diminuir.

Mas, afinal, onde encontrar essa farinha? No mercado você pode encontrar ela prontinha para ser consumida. E não se preocupe, ela não tem um preço elevado, se compararmos com outras farinhas. Mas, se você é daquelas que adora cozinhar, que tal preparar a sua própria farinha de pipoca? Ela é bem simples de ser feita.

Como fazer farinha de pipoca?

Pipoca é uma delícia, não é mesmo? E com ela dá para preparar várias receitas, tanto de pipocas doces, como de pipocas salgadas. E é com ela que você vai preparar a sua farinha.

A receita é bem simples de fazer e você só vai precisar de ½ xícara de milho de pipoca para fazer a sua farinha. Abaixo você confere o modo de preparo.

Modo de preparo

Primeiro, você deve preparar a pipoca normalmente, porém, ela não deve levar nem sal e nem óleo. Coloque a panela de pressão no fogo, depois coloque o milho e mexa até que os milhos comecem a estourar.

Quando estiver pronto, tire todos os milhos que sobraram e coloque a pipoca em um liquidificador. Ligue o liquidificador e bata tudo, até que a pipoca se transforme em uma farinha bem fininha. E pronto! Você pode guardar sua farinha em um recipiente de vidro ou em um saco plástico que esteja vedado.

Você pode fazer várias receitas com a sua farinha de pipoca. Abaixo separamos algumas delas para você se inspirar e mandar bem na cozinha. E não se preocupe, tem tanto receitas salgadas como doces.  

Panqueca com farinha de pipoca

Ingredientes

  • 1 ovo caipira
  • 1 colher de sopa de requeijão light sem lactose
  • 1 colher de sopa de queijo ralado sem lactose
  • 4 colheres de sopa de farinha de pipoca
  • 1 colher de chá de chia
  • 1 pitada de sal marinho ou sal rosa

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes da receita em um recipiente e bata com o garfo. Fique nesse procedimento até que a mistura fique bem homogênea. Depois, você vai colocar a massa em uma frigideira antiaderente pré-aquecida. O fogo deve ser baixo.

Tampe a frigideira e espere que a massa cozinhe até que fique mais durinha. Depois de cozida, vire e repita o procedimento com o outro lado da massa. Não precisa tampar. Depois é só servir da forma como você preferir.

Pão de pipoca

Ingredientes

  • 6 xícaras de chá de farinha de pipoca
  • 1 xícara de chá de água
  • 4 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa de melado de cana batido
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de sal marinho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de gergelim
  • 1 ovo grande

Modo de preparo

Em um pote grande, você vai misturar a farinha de pipoca, com o fermento, a farinha de trigo e vai reservar. Depois, em uma panela, você vai misturar a água, o sal, o melado e o azeite de oliva. Em fogo baixo, você esquenta essa mistura.

O próximo passo é fazer um buraco no centro das farinhas. Nesse buraco, você vai acrescentar a mistura ainda morninha. Incorpore até que vire uma massa. Feito isso, você vai deixar a massa descansar em um recipiente coberto por um pano limpo. Deixe por cerca de uma hora em um local morno.

Divida os pães em bolinhas de médio tamanho. Coloque em uma forma, mantendo distância de uma bolinha para a outra para que elas não grudem entre si. Pincele as bolinhas com o ovo grande batido e depois polvilhe com gergelim. Coloque no forno pré-aquecido a 190 graus até que fique dourado (cerca de 30 a 40 minutos).

Panqueca de queijo

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de requeijão
  • 1 colher de sopa grande de farinha de pipoca
  • 1 colher de queijo ralado

Modo de preparo

Em um recipiente, você vai colocar o ovo e o requeijão. Bata com um garfo até que a massa fique bem homogênea. Aos poucos, você vai acrescentando a farinha de pipoca. Misture bem.

Coloque a massa em uma frigideira antiaderente e deixe em fogo baixo. Coloque o queijo ralado por cima e espere dourar. Quando estiver bem firme, vire a massa e deixe o outro lado dourar também. Pode servir com chá quente.

Crepipoca: crepe de pipoca com recheio de banana em rodelas com canela e queijo

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de pipoca
  • 1 colher de sopa de água

Modo de preparo

Bata o ovo com um garfo até que fique espumando e bem homogêneo. Coloque os outros ingredientes e misture até que a massa fique lisinha. Em uma frigideira antiaderente, você vai colocar a massa. Deixe em fogo baixo. Não precisa untar.


Depois que a parte de cima cozinhar, você deve virar a sua crepipoca com cuidado e deixe o outro lado dourar também. E pronto. Basta você servir colocando como recheio a banana em rodelas, com canela e queijo.
Espero que esse artigo tenha sido útil para você. Que tal adicionar a farinha de pipoca na sua alimentação e preparar uma dessas receitas deliciosas? Você vai adorar!

1 comentário em “Farinha de Pipoca: conheça a farinha fitness”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *