Curiosidades

Conheça os diferentes tipos de milho de pipoca

Siga o Clube da Pipoca no InstagramPowered by Rock Convert

Você sabia que existem diferentes tipos de milho de pipoca? O milho, assim como a maioria da plantas, apresenta uma incrível variedade de cores, tamanhos, formatos e sabores.

Podemos nos referir ao milho doce (ou milho-verde), o milho pipoca e milho branco (usado para fazer canjica) como diferentes “raças” de milho. Cada uma destas “raças de milho” apresenta suas variações. Além das diferenças visíveis de cor, tamanho e formato, eles também tem propriedades nutritivas diferentes.

Alguns milhos são mais indicados para alimentação animal, outros para fazer xarope, outros para consumo in natura. O melhor deles, é claro, usado para fazer PIPOCA!

Quais são os tipos de milho de pipoca que existem?

Existe uma grande variedade de tipos de milho, Além dos milhos mushroom e butterfly, podemos agrupar os diferentes tipos de milho de pipoca em 6 grandes subtipos mais popularmente encontrados por ai.

São eles:

  1. Milho Doce
  2. Milho de Pipoca Amarelo
  3. Milho Branco
  4. Milho de Pipoca Azul
  5. Milho de Pipoca Vermelho
  6. Milho de Pipoca Colorido

Tipos de milho de pipoca: azul, vermelho e branco.

Você pode encontrar todos estes tipos de milho de pipoca a venda em nossa loja!


Infelizmente, no Brasil, ainda não é tão fácil encontrar diferentes tipos de milho de pipoca a venda. A boa notícia é que em breve, você poderá encontrar todos eles a venda aqui, no Clube da Pipoca! Enquanto isso não acontece, convidamos vocês a conhecer um pouco mais sobre eles abaixo.

1. Milho Doce

O milho doce é muitas vezes o que as pessoas pensam quando pensam em milho. Esta variedade de milho é o que você normalmente encontrará em um festas juninas ou servido na praia. O milho doce é colhido imaturo, antes da conversão normal  do amido. Essencialmente, isso significa que os grãos têm mais conteúdo de açúcar do que o conteúdo de amido, permitindo que o milho doce seja considerado um vegetal em vez de um grão.

O milho doce, ou “milho na espiga”, é quase todo feito de amido macio e nunca vai estourar, virando pipoca. Contém mais açúcar do que outros tipos de milho.

2. Milho de Pipoca Amarelo

Primeiramente vamos começar com ela: a famosa Pipoca Amarela – Tipo A. Este é o tipo de milho de pipoca mais comum do Brasil. Obviamente, também é o mais utilizado pela  fabricantes de pipoca para microondas.

Milho Pipoca é um tipo de milho que possui tamanho, forma, nível de amido e índice de umidade específicos. Tem uma casca exterior dura e um centro de amido suave. Quando aquecido, a umidade natural dentro do núcleo torna-se vapor e aumenta a pressão suficiente que eventualmente explode. Outros tipos de milho secos podem abrir-se ligeiramente quando aquecidos, mas não estouram como a pipoca.

Geralmente a sua pipoca é bem saborosa e vista por muitos como o melhor milho de pipoca de todos. Quando estourado, apresenta um floco de tamanho superior, macio e com casquinhas amarelas.

As duas variações deste milho mais comuns são o tipo Butterfly e Mushroom. Ambos com uma casca bem grossa. Ideal para grudar entre os dentes!

Tanto o milho Butterfly e Mushroom, levam este nome por causa do formato gerado quando estouram. O Butterfly parecido com uma borboleta ou uma flor e o Mushroom um floco bem redondinho e grande.

Tipos de Pipoca: Mushroom e Butterfly

3. Milho de Pipoca Branco

Você tem saudade daquela antiga pipoca de pipoqueiro, vendida nas ruas e nos cinemas? Provavelmente aquela pipoca era feita com o milho de pipoca branco. Uma variedade que aos poucos foi sumindo dos mercados e feiras e, hoje em dia, praticamente não se vende mais no Brasil.

Este tipo de milho, um pouco menor do que o tipo amarelo, é bem semelhante ao milho de canjica. A diferença é que ao estourar, apresenta uma pipoca extremamente branca, bem menos doce que o milho comum e de tamanho médio. Sua casca é extremamente macia e fina, por isso em alguns lugares, é conhecido como milho de pipoca “sem casca”.

No Estados Unidos, este milho é chamado de white popcorn, pode ser encontrado em dois tamanhos diferentes: o baby white hulless e o medium white hulless.

Uma variedade de milho que se transforma em uma pipoca muito gostosa e cheirosa quando estourada!

Variedade de Milhos de Pipoca no México

Tipos de Milho existentes no México

4. Milho de Pipoca Azul (Midnight Blue)

O milho de pipoca azul (quase preto) conhecido como Midnight Blue, é um dos mais famosos e desejados de todos. Com grãos bem pequenos e uma cor azul escura, este milho tem diversas características diferentes.

Ao fazer pipoca com este milho pela primeira vez, todo mundo espera uma pipoca escura. Mas o resultado é um floco bem pequeno, um pouco mais duro, bem mais doce que o comum. A casca no interior da pipoca é o único vestígio visível da cor azul escura.

A casca deste milho de pipoca é extremamente dura e grossa, deixando a pipoca com um toque crocante especial. Uma verdadeira delícia que, devido ao tamanho reduzido, fica pronta rapidinho. Cuidado para não queimar a pipoca!

5. Milho de Pipoca Vermelho (Ruby Red)

O milho de pipoca vermelho, ou Ruby Red, é um milho bem interessante. Além de sua aparência avermelhada, este milho praticamente não deixa vestígios de casca na panela quando estoura.

Tem sabor menos marcante e característico do que os demais tipos de milho de pipoca mas, assim como o milho de pipoca azul, estoura a uma temperatura bem inferior, ficando pronta em poucos minutos.

6. Milho de Pipoca Colorido (Arco-íris ou Flint)

Por fim, temos o milho colorido que nada mais é do que uma mistura de diferentes tipos de milho de pipoca: branco, azul, amarelo e vermelho. Geralmente suas características variam de acordo com a quantidade e tipos de milho utilizados na mistura.

Um dos milhos de pipoca especiais mais raros e deliciosos que existem. Com grãos de diferentes cores, quando estourado apresenta uma pipoca muito saborosa e branquinha.

Milho Crioulo e Milho Graúdo

Existe muita confusão quando se começa pesquisar e entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de milho. Você por exemplo já deve ter ouvido falar sobre o milho crioulo e milho graúdo alguma vez em sua vida, certo? Estas 2 definições estão diretamente relacionadas ao tipo de semente utilizada no cultivo do milho.

O milho é um alimento que vem sendo desenvolvido e aprimorado por agricultores a diversos séculos atrás. Isso fez com que o milho de hoje, assumisse algumas características diferentes do milho cultivado antigamente. Uma delas é o tamanho do grão. Nos dias de hoje, os tipos de milhos mais comuns encontrados por ai, são bem maiores que os de antigamente.

O Milho crioulo é todo o milho que não foi apropriado pela indústria, ou ainda, variedades tradicionais que passam de geração em geração pelas mãos dos agricultores. Consequentemente, é menor do que o tipos de milho mais populares atualmente, que podem ser chamados de GRAÚDOS, em contrapartida dos milhos menores, chamados de CRIOULOS.


Ficou curioso para experimentar estes diferentes tipos de milho? Acesse nossa loja e confira todas as variedades disponíveis!

Comprar Milho de Pipoca OnlinePowered by Rock Convert

Comentar