Dicas

Conheça os alimentos mais ricos em fibras

Alimentos Mais Ricos em Fibras
Escrito por Emílio

Você já sabe que as fibras cumprem um papel importante na sua saúde, aumentando a sensação de saciedade, melhorando o trânsito intestinal e também ajudando a controlar a concentração de glicose, triglicérides e colesterol no seu sangue.

Mas você ainda não sabe direito como aumentar sua ingestão deste composto nutricional tão essencial para nossa alimentação. Que tal, então, conferir esta lista de seis alimentos mais ricos em fibras alimentares e comuns na rotina de qualquer brasileiro? Confira!

Pipoca

Você nunca imaginou que um alimento como a pipoca poderia aparecer em uma lista como esta, não é mesmo? Mas a pipoca fornece, além de grandes quantidades de amido, uma concentração satisfatória de fibras para a nossa alimentação.

Porém, isto não significa que a pipoca deve começar a fazer parte da sua alimentação diária: não podemos esquecer que ela costuma ser preparada com grande quantidade de sal e óleo, elevando seu valor calórico e teor de sódio.

Recomenda-se o consumo moderado de pipoca, dando preferência para a pipoca preparada na sua própria panela e com pouca adição de sal!

Arroz integral

Todo mundo conhece o arroz integral. Alguns anos atrás era difícil encontrar oferta deste tipo de cereal no mercado, mas hoje sua disponibilidade é tão comum quanto a do arroz branco. Seu sabor é peculiar, devido à presença das fibras alimentares.

A sua consistência é um pouco mais firme do que a versão branca, e ele é capaz de oferecer, segundo tabela da Unesp, 1,6g de fibras a cada cinco colheres de sopa do cereal cozido.

Mamão

Você já ouviu falar que mamão faz bem para o nosso trânsito intestinal, não é mesmo? Esta característica laxativa ocorre devido à boa concentração de fibras que ele possui.

Uma fatia média de mamão pode fornecer aproximadamente 10% da necessidade diária deste nutriente para um indivíduo adulto.

Goiaba

Em vista de seu rico valor nutricional, a goiaba é um alimento até certo ponto desvalorizado pela indústria alimentícia.

Além de ser uma das maiores fontes de vitamina C — apresentando concentrações maiores do que a laranja e o limão, por exemplo — ela também contém muitas fibras alimentares e pode ser uma boa pedida para uma alimentação rica e saudável.

Aveia

Este cereal é considerado um santo remédio natural para indivíduos com diabetes, hiperglicemia ou pressão alta. A estes pacientes, geralmente é recomendado adicionar algumas porções de aveia por dia à alimentação. Essa iniciativa melhora os níveis de glicose, triglicérides e colesterol no sangue. O que confere esta característica à aveia é a sua boa concentração de fibras alimentares.

Além disso, a aveia é uma excelente fonte de energia. Seu consumo deve ser moderado, porém, por também ser fonte rica em carboidratos.

Feijão

Todas as leguminosas são fontes importantes de minerais como o ferro e o cálcio, mas também apresentam concentrações satisfatórias de fibras alimentares em sua composição.

Dentre eles, o feijão se destaca, não só por ser o alimento mais comum no prato do brasileiro, mas também por conseguir entregar a maior concentração de fibras entre as leguminosas. Em uma concha média de feijão é possível obter aproximadamente 25% da necessidade diária deste nutriente para um adulto saudável.

Viu como é fácil aumentar seu consumo diário de fibras, com alimentos mais ricos em fibras que fazem parte da sua rotina alimentar?

Você conhece algum outro alimento fonte deste nutriente, que seja fácil de encontrar e consumir? Conte para nós nos comentários abaixo!