Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Benefícios da pipoca para saúde

Benefícios da pipoca para saúde

Pulando mais que pipoca no crossfit

Para você que é amante de pipoca, vai se alegrar com esse artigo: lhe traremos 10 benefícios da pipoca. E para você que não gosta muito, atente-se, pois deveria começar a saborear esse alimento que só faz bem para a saúde.

10 benefícios da pipoca

  1. Digestão – a pipoca é um grão inteiro e natural, que contém todas as fibras de farelo, minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E. O teor das fibras mantém o seu corpo “regular”, estimula o movimento peristáltico, e induz a secreção de sucos digestivos. Ambos ajudam a manter o seu sistema digestivo saudável.
  2. Redução de colesterol – as fibras são extremamente importantes para nosso corpo. Os cereais contêm fibras que ajudam a retirar o excesso de colesterol das paredes e vasos sanguíneos.
  3. Controle da diabetes – outro impacto da fibra sobre o organismo é o impacto sobre o açúcar no sangue. Para quem sofre de diabetes, a pipoca é sempre uma recomendação.
  4. Prevenção do câncer – estudos realizados nos últimos anos têm apontado que há uma grande quantidade de antioxidantes presentes na pipoca. Ela que antes costumava ser considerada uma “comida sem qualidade”, agora em alguns casos passa a ser recomendação. O grão da pipoca possui quantidades de polifenóicos, que é um dos tipos de antioxidantes mais poderosos.
  5. Contra o envelhecimento precoce – os radicais livres causam muito mais danos que o câncer. Estão ligados com rugas, manchas senis, doença de Alzheimer, fraqueza, perda de cabelo e degeneração celular, dentre outros. Os antioxidantes presentes na pipoca ajudam a combater esses efeitos dos radicais livres.
  6. Perda de peso – a pipoca contém cerca de 5 vezes menos calorias que a mesma quantidade em batatas fritas gordurosas. Comer pipoca faz você se sentir cheio e inibe a liberação do hormônio da fome. Tem um teor baixo em gorduras saturadas e seus óleos naturais são saudáveis e essenciais ao organismo.
  7. Coração – a presença de polifenóis principalmente na casca da pipoca são poderosos antioxidantes naturais. Esses antioxidantes reagem impedindo a danificação das células vivas do seu corpo pelo seu próprio organismo.
  8. Fonte de vitaminas do complexo B – uma quantidade de pipoca não é o suficiente para suprir a quantidade de vitamina B que seu corpo necessita, mas certamente contribui. Desempenham importante papel ao manter as células vermelhas do seu sangue saudáveis e se desenvolverem naturalmente. Vitamina do complexo B também ajudam a converter os alimentos consumidos em energia para seu corpo.
  9. A melhor pedida na hora do lanche – ganhando da batata frita por seus inúmeros benefícios, a pipoca pode te acompanhar além do cinema.
  10. Valor histórico – historicamente existem evidências de que a pipoca tem sido apreciada por mais de 6.000 anos. O milho foi parte importante de dietas culturais nos tempos antigos.
  11. BENEFÍCIO EXTRA: pipoca é divertido! Todo mundo se encanta e se diverte ao ver as pipoquinhas estourando por ai.

Outros benefícios da pipoca à saúde

A pipoca também contém ácido fólico, que é muito importante para as mulheres em idade fértil. Age como protetor ao coração.

Uma boa pedida como aperitivo, principalmente devido à sua pequena quantidade de calorias. Atua como fonte de energia. Auxilia na prevenção de doenças.

Outras vitaminas presentes na pipoca

Além de vitaminas do complexo B, polifenóis e fibras, a pipoca também contêm vitamina E, os carotenóides, que são considerados antioxidantes.

Contém também minerais como o cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, crômio, cobalto, selênio, cádmio e fósforo .

Cuidados com a pipoca

Tome cuidado principalmente na preparação da pipoca. Colocar óleo em excesso pode tornar o alimento mais gorduroso e fazer mal, reduzindo seus benefícios.

Cuidado também ao temperar. Adicionar sal em excesso faz mal ao coração e à circulação.

A margarina é a manteiga não são muito indicados, pois saturam mais rápido que o óleo.

Evite as pipocas de microondas, uma vez que a manteiga e o sal já estão inclusos. Caso vá consumir, procure não adicionar sal ou manteiga.

Se preparada e consumida da forma correta, a pipoca se torna um grande auxiliar na manutenção da saúde. Além, é claro, de ter sempre um lanchinho sempre à mão.

2 comentários em “Benefícios da pipoca para saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *